3 de abril de 2013

Mas afinal... por que d!@&o$ eu blogo????





Então... 
4 meses out! shamed! 
E tá ficando complicado justificar... mas vou tentar a clássica: "gente, é que meu ano só começa mesmo depois do carnaval da páscoa (no caso desse ano)."
Só que não né! Até tentei me convencer disso como justificativa para mim mesma do porquê só agora voltei a escrever... Mas aí minha consciência maldita já veio logo me lembrando do quanto estive afastada ano passado. 
Não sei quantas das amigas blogueiras já se depararam com esse questionamento: paro ou continuo? E foi então que essa pergunta aí do título pipocou na minha cara como um tapa. 

Daí iniciei uma reflexão séria e honesta sobre o assunto. Tudo bem que esse não é um problema crucial para o qual a solução também resolveria os problemas do mundo. Cá entre nós, não resolve nem os meus próprios problemas. Mas sendo friamente prática, a questão envolvida nesta reflexão é pura e simplesmente avaliar se é o caso eu continuar com esse projeto dessa forma arrastada. Meu (forte) lado perfeccionista anda bastante incomodado com essa situação "mais ou menos".
E a partir dessa pergunta, outras vieram para me ajudar a responder a primeira, iniciando assim, uma argüição de mim comigo mesma...

1 - Por que foi mesmo que comecei a escrever esse blog? 
Bem... sempre escrevi pra mim mesma, mas depois da maternidade queria compartilhar minhas experiências (as maravilhosas e as nem tanto) e angústias da vida materna. 
Com o tempo fui percebendo que o fato é: escrever pra mim também é uma terapia (anos escrevendo em diários e agendas e só depois do blog é que a ficha caiu). Percebi que me sentia melhor quando desabafava aqui (sem contar que os comentários sempre são reconfortantes) e também gostava de compartilhar as coisas boas. 
Esquece a historinha de que a idéia principal é que minhas experiências também poderiam ajudar outras mães necessitadas. Isso também, não nego. Mas o sentimento principal é egoísta mesmo. De quebra pode até ajudar alguém, quem sabe... o que também gera um sentimentozinho egoísta de estar sendo de alguma forma útil para outros.
Ok.. acabo de perder alguns muitos dos poucos leitores que tenho ao confessar isso aqui!

2 - Continuo me sentindo assim?
Bem... sim... é certo que sinto falta de escrever... parece que escrevendo tudo fica mais claro pra mim... é uma forma de organizar minhas idéias, fatos e conclusões. 

3 - Então.. por isso continuaria o blog? Ah sim... vendo esse lado, certamente eu continuo... afinal, quem quer deixar de fazer algo que lhe dá prazer?

4 - Tá... então por que não escrevo mais? Aqui acho que encontrei o pulo do gato... a real justificativa. Tempo? Eu diria, em parte!
Mas falando sinceramente, quando comecei o blog não estava passando por um momento muito bom em minha vida não... tirando toda a felicidade que a maternidade me proporcionava, o resto estava bem ruizinho; e até a própria maternidade às vezes contribuía em alguns aspectos pra piorar um pouquinho (é sim! quem aqui ainda não sabe que nem tudo são rosas?). 
A terapia do blog era uma fuga, reconheço agora! Era a forma de separar a parte boa da vida (mesmo com as dificuldades dessa mesma parte boa) e "vivê-la" em separado do resto (que estava "um ó" só!). 
Como tudo estava ruim, tempo sobrava... e se não sobrasse eu achava pois deixava de fazer aquilo que de ruim ocupava o meu tempo e corria pra minha "vida virtual" que focava na parte que estava boa.
De lá pra cá (e já se vão 3 anos, a serem completados dia 30/04 mais precisamente) muita coisa mudou... Resolvi me coçar: entrei na terapia; identifiquei, reafirmei, redefini e reorganizei minhas prioridades (e para isso, devo confessar aqui que a terapia, na qual nunca tinha acreditado, foi fundamental); abri minha mente, enfim... saí da caixinha. E minha vida melhorou. Na verdade EU tenho melhorado, o que vem resultando na melhora do resto. 
E foi aí que o blog foi ficando de lado, já que o tempo que eu tinha estava sendo ocupado por bons momentos em prol de mim mesma. 

5 - Então... o que eu estou concluindo é que é melhor viver essas coisas boas do que "perder" tempo escrevendo no blog? 
(pausa...)
(longa pausa...)
Não! Definitivamente não! Por que as duas coisas têm que ser excludentes, se as duas são boas, se as duas me fazem bem? 

6 - E qual a solução então? Infelizmente não dá pra criar mais horas no dia. O que fazer então? 
Olha... impasse total! Não sei responder essa pergunta. Alguém sabe? Alguém descobriu uma fórmula para conviver harmoniosamente entre a vida real e a virtual sem deixar furo em nenhuma das duas? 
Assunto, gente, eu tenho de sobra... morro de vontade de fazer 1 post por dia. Mas como? Como? COMO????

7 - Sem resposta pra pergunta anterior, a próxima que surge é: e vai fazer o quê então? 
Tentar! Continuar tentando! Talvez diminuir a frequência de postagens (no início eu postava 2, 3 posts por semana e agora passo meses sem postar...). Tentei postar 1 vez por semana, mas também não deu. Minha próxima tentativa será então ... de quinze em quinze. 
Sei que muito do meu dilema é que não sei fazer as coisas assim... do tipo: se der eu faço, se não der paciência! Preciso trabalhar melhor na terapia essa questão do meu perfeccionismo... (anotado no caderninho)

Mas é isso! 
A conclusão que cheguei foi: blogo porque gosto, porque me faz bem. 
Vou parar o blog? Não! Mas vou definir uma frequência mais espassa para conseguir manter uma rotina de postagens. 
Ok... acabo de perder outros tantos dos meus poucos leitores que não terão paciência para acompanhar um post na vida e outro na morte, mas preciso ser honesta principalmente comigo mesma até como forma de tratamento desse meu patológico perfeccionismo.

Se alguém que me lê passou em algum momento por essa dúvida de parar ou continuar com o blog e conseguiu encontrar a resposta... Heeelp me! 

E vou encerrando esse post auto-psicoterápico e só espero não voltar aqui com um post justificando que minha vida só começa mesmo depois do carnaval da páscoa do natal.

Pra quem me lê... continuo pedindo paciência!

3 comentários:

  1. Essa é a essência. Se for por obrigação não rola mesmo... comigo tb é assim!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. É isso!! Se o foco é escrver por escrever não se cobre tanto! Leitores sempre existem!!
    Bjs,
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lele e Mari.. mas confesso que ando meio neurótica ultimamente.. rs... obrigada por comentarem.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails