24 de dezembro de 2010

O que falar das tradições...

É... o que falar? Bem... na verdade mesmo, assim.... no pau da goiaba, eu nunca fui muito de me ligar em tradições, rituais e blá blá blá... maaaaaaaaaaas, como em várias outras verdades de minha vida, depois que Pissuca nasceu, essa foi outra que caiu por terra...
E tem época mais cheia de tradições e rituais que o Natal??? Pois é.... primeiros dias de vida de Pissuca e eu já fazia questão da foto clássica da família reunida ao pé da árvore de natal  e olha que em 10 anos de casada eu nunca tinha enfeitado a casa para o natal (razão/desculpa: sempre passamos os fins de ano fora do Rio), so vi que quando vi... tá lá a foto clássica num porta-retrato especial em lugar de destaque na sala (e tá lá até hoje, viu? 2 anos depois).

Ano seguinte, Pissuca com 1 ano, aí sim... ela foi debutada oficialmente (embora nem soubesse, tadinha) nas tradições natalinas... aquelas que fazem mamãe forçar a criançinha a sentar no colo daquele velhinho de bochecha rosada, roupa vermelha e aquela baaaaaarba... aquela barba enooooorme e assustadoramente branca (ela olhava a barba do papai noel e fazia uma cara de desespero que só vendo)! E claro.... a foto foi da criançinha no colo sim... mas da mamãe que ficou ali do lado do velhinho (diga-se de passagem com a maior cara de saco cheio... desculpa aê o trocadilho) e Pissuca com a maior carinha de apavorada... mas... tá lá essa foto também no porta-retrato da sala. Enfim... ela terá aí vários anos pela frente para fazer amizade com papai noel e na época valeu pois ela curtiu demais a decoração do shopping que passava por dentro de uma árvore de natal gigante e saía descendo por um cogumelo-escorrega.
Ah ... então... mas tinha também a árvore... natal sem árvore de natal é ainda menos tradicional do que natal sem papai noel... Daí... vamos lá... iniciar um ritual que deverá ser seguido todos os anos... a montagem da árvore. Tá certo que Pissuca mais brincou (ou melhor, bagunçou) do que ajudou, o máximo que deu foi pega enfeitinho e traz para mamãe... também né.... 1 aninho, fala sério... isso beirou a exploração de trabalho infantil... mas... mamãe aqui queria começar o mesmo ritual que tinha quando criança, de ajudar minha mãe a montar e desarmar a árvore todos os anos. É... porque não é só montar, tem que ajudar a desmontar também... e volta a história: tira enfeitinho e "garda" na embalagem.
E teve ainda mais uma tradiçãozinha... 1º amigo oculto.... éééé..... na creche! Podem acreditar! rs..

Bem... esse ano? Ah esse ano.... esse fim de ano foi punk demais. O fato é que, dia 22/12/2010, a exatos 3 dias do natal, estávamos nós montando a árvore e enfeitando a casa... e isso para ficar somente uma tarde pois dia 23 logo cedo já estávamos voando para passar o natal com vovós, bisa, dinda da Julia e cia... Mas esse ano ela curtiu mais. "Quem quer montar a árvore de nataaal???" "Eeeeeeeeeeeeeu!!"
Sem contar que esse ano ela está simplesmente obcecada pelo papai noel... é um misto de admiração e medo. Sentar no colo para tirar foto? Sem chance, esse ano nem tentei... ela queria ir ver mas já dizia "de longe, mamãe!". Se perguntada se queria ir sentar no colo do papai noel ela dizia "Não... mamãe senta!" (aí veja só a visão do inferno, euzinha abastelada no colo do papai noel!... não... não fiz isso!). Mas vira as costas e já diz "Papai noel egáaal. Taz pesente". E cada vez que vê um papai noel é aquela alegria... mas de longe. Bem... não vou forçar não... vai que crio um trauma de infância na criança...

Mas... ironias a parte, a intenção é manter o espírito... o espírito de natal... aquele que eu nunca me dei conta que existia mas que me foi apresentado pelo anjo de minha vida... Sim... depois de ser mãe a gente fica mesmo mais melosa, mais ligada nessas coisas espirituais... e voltamos a acreditar sim em papai noel. EU ACREDITO! O que importa realmente nesses rituais todos são os momentos que passamos juntas e o significado que damos para esses momentos.
E ano que vem, já penso num outro ritual. Montar um presépiozinho para ensiná-la a história do nascimento de Jesus....


A foto clássica da família reunida ao pé da árvore de natal (clássica mesmo, com direito a matriarca sentada com bebê no colo e o cão da família em posição de guarda)
Com 1 aninho: Se isso fosse um quadrinho você veria um balãozinho de pensamento dizendo: "e isso é o quê mesmo heim?
Esse ano ela ajudou de verdade.... nesse momento, inclusive, quase derruba toda a árvore!
 
  


 










Toda orgulhosa porque "dudô" mamãe a montar a árvore






PS.: Pena que não achei a foto dela com cara de apavorada com o papai noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails