30 de janeiro de 2012

1ª viagem longa de carro de Pissuca .... #comofoi

Sabem que foi MA-RA-VI-LHO-SO ?! Deu tudo tão certo, que cá estou eu para descrever para vocês como foi e compartilhar os bizus que funcionaram comigo.

Bom... então... há tempos estávamos com vontade de sair em uma viagem de carro com Pissuca, mas... e "a meda"?! 
Sim.. porque o que se espera de uma viagem longa de carro com criança pequena não é nada além de reclamações do tipo "já-chegou?" "falta-muito?"; choro, irritação e birra pelo tédio que se aplacará já na primeira hora da viagem; paradas inconvenientes para xixis  e cocôs no matinho porque, claro, a vontade só vai vir 10 minutos depois da última parada (ou, se com sorte, a vontade estiver ali durante a parada, claro que o xixi e o cocô não ficarão a vontade pra sair naqueles banheiros deprimentes das lanchonetes de beira de estrada e aí vai ser prisão de ventre na certa!).

Enfim... era essa a visão de terror total e absoluto que eu tinha toda vez que eu pensava numa viagem de carro com Pissuca e .. de fato... quem suportaria isso numa viagem de 2 dias? Certamente enlouqueceria ou me deitaria no meio da estrada esperando que um caminhão passasse por cima.

Mas daí que Pissuca já tem 3 aninhos e não usa mais fraldas, ou seja, já existe  pelo menos a possibilidade de segurar as vontades até alguma parada próxima... e considerando que ela já tem vasta experiência em viagens de avião (pois toda vez que eu viajo a trabalho, ela vai na carcunda), comecei a pensar fortemente ser possível fazer a tal viagem para as festas de fim de ano na casa das vovós.

E como ser gerente de projeto, no meu caso, é defeito congênito (extrapola totalmente a área profissional), lá fui eu estudar e planejar a viagem de carro considerando todo o cenário e riscos envolvidos além dos recursos necessários. (Tá bom, podem me chamar de louca psicótica, mas vocês já estão acostumados, vai... visto desfralde, festas de aniversário e etc).

E como sou obcecada por checklists, perceberam?! hehehe (ai Céus! cheia de TOCs ... me internem!), vamos ao que interessa, seguem os bizus: 

Checklist viagem de carro com criança:
  • Kit distração (o mais importante)
  • Kit conforto
  • Lanchinho
  • Kit higiene
  • Kit emergência 
Então... detalhando e explicando:


Kit distração (sim sim... para evitar o tédio que se transformará no inferno na terra para os papais), eu considero o mais importante... então... comecemos por ele:

1 - Nesse kit o DVD é item indispensável... (na verdade, item indispensável não só no caso de viagens de carro, mas em qualquer situação em que seja necessário alguma meia hora de sossego).
Sem dúvida este foi o item do kit distração que foi mais usado, Pissuca passou a maior parte da viagem vendo filminhos, separei uns 6 (os que ela mais gosta) mas efetivamente ela ficou se repetindo entre 2 ou 3 (ave... ela decora as falas dos filmes e fica repetindo depois, tipo: "Agora fecha essa matraca e me leve até a Penny" (ic!) ), isso na ida, pois na volta, compramos um DVD do pica-pau num desses restaurantes de beira de estrada e foi esse único que foi repetido a viagem toda... aí... acreditem... foi o marido que ficava inacreditavelmente se lembrando dos diálogos dos desenhos do pica-pau... (piegas mas certo: "quem sai aos seus não degenera!")

Enfim... Pissuca ganhou um DVD da TecToy super legal (emborrachado já prevendo os tombos) que eu uso em casa e que deu pra usar no carro, naquela mesinha que abre a partir do banco da frente (mas muitos carros hoje em dia vêm com DVD ou facilmente é instalado um).... eu recomendo fortemente, você não se arrependerá!


Mas como não dá pra ficar tantas horas somente vendo filmes (e para crianças com formiga-no-bumbum, como Pissuca, então... essa não é uma opção válida), levei também uns brinquedinhos que se enquadrassem no esquema: que ela goste e seja pequeno.
A onda agora é: massinha, desenho, pintura e pentear cabelos...

2 - Então levei um potinho de massinha e algumas ferramentas... na verdade ela nem chegou a usar, pois esta deveria ser a última opção dos itens (imaginem só.. massinhas grudadas no banco e na janela do carro?), a ser usado quando nada mais funcionasse. Não foi necessário... ufa! Não no carro, mas eu sempre levo em todas as viagens pois ela sempre brinca muito ...
No quesito desenho e pintura, também o que sempre levo nas viagens de avião: aqueles livrinhos de pintar e um estojinho com alguns gizes de cera também garantem algum tempo de diversão... ela tem também um caderninho para rabiscos  desenhos abstratos e que mamãe acaba entrando na brincadeira também adivinhando a qual figura real aquela abstração corresponde hehehehe

3 - Pissuca está agora na fase pentear todos os cabelos que vê pela frente, então... uma boneca pequena com bastaaaante cabelo e beeem despenteada com um pentinho = pelo menos 1 hora bem quietinha.

       
4 - levei também um livrinho interativo muito legal mesmo, que Pissuca ganhou de aniversário, com 150 perguntas e respostas... não usamos porque precisava que alguém estivesse no banco detrás  para ler com ela o livrinho e como o Hector (nosso bulldog e ocupante do outro lugar no banco detrás) não sabe ler... levei como mais um recurso para momentos críticos, mas como não houve momentos de desespero, acabamos não usando no carro, mas durante a viagem tivemos várias oportunidades de brincar com ele.  
Pissuca adorou, então, independente de viagem ou não... achei legal deixar como dica de livrinho pros pequenos, chama-se "Os Pequenos Sabe-tudo" e acredito que tenham outros para outras faixas etárias: 


5 - Esse item agora foi um presente de natal providencial (testado, então, só na viagem de volta): Sabe aquelas lousas mágicas  (como era chamado no meu tempo) e hoje são chamadas de Risque Rabisque? Gente... esse é o tipo de brinquedo que criança adora e pais idolatram: distraem por horas seguidas, não fazem barulho e nem sujeira... perfeito! Claro que foi presente de natal da mamãe-noel aqui né?! hehehehe e substituiu com sucesso o livrinho de pintar e o caderninho de rabiscos na viagem de volta... 
Cabe aqui uma pausa para esclarecimento: claro que não é pra exilar seu filho do contato com lápis e papel né?! mas para situações em que não se pode arriscar ficar com tudo pintado e rabiscado (penso que uma viagem confinada horas e horas num carro seja o caso), é a solução ideal, evitando que você se vire de 2 em 2 minutos para garantir que o vidro da janela não tenha se tornado um cavalete para os dotes artísticos do seu pequeno Monet.





Kit Conforto: porque sem um mínimo de conforto... fica impossível qualquer diversão, né não?!
As dicas que eu tenho com relação ao conforto são relativas à vestimenta e ao clima.

1 - Para vestir, tenho 2 indicações: vestidinho e chinelinho  (se menino, shortinho soltinho)
Vestidinho soltinho, porque é mais confortável e mais fácil na hora de usar os banheiros da estrada (ou os matinhos no caminho): sem muita informação, entende? É só levantar, segurar no queixo e descer a calcinha.
Chinelinho fácil de colocar e tirar porque ninguém merece ficar de sapato apertando dentro do carro, (eu mesma lancei mão do meu chinelinho confortável) sem contar a faina de colocar e tirar na hora das paradas (lembrando que com criança e cachorro essas paradas são frequentes, não dava para desconsiderar esse aspecto)



Com relação ao clima me preparei para as 2 situações de intempéries climáticas: o calor e o frio...pois passando por 2 regiões brasileiras e 3 estados, a chance de variação de clima era fato e não risco... E criança com  qualquer tipo de incômodo (seja calor, frio, sono ou fome), aff... ninguém aguenta o saco que ficam!

2 - Para o calor, providenciei um daqueles protetores de sol de vidro... funciona bem para evitar o sol forte...

3 - Para o frio, o bizu é casaquinho e meia.
O casaquinho que usei eu considero um curinga: é daqueles ponchos com capuz e abertura na frente... ela mesma coloca (já que é lógico que ela vai sentir frio no meio da estrada e não com o carro parado em segurança num posto de gasolina), é bem quentinho, sem contar que é um charme!
A meia, usei aquele meião (longo até o joelho, já que ela estará de vestidinho soltinho, - se menino, possivelmente de shortinho soltinho - com as pernocas de fora). 




Lanchinho: pode acreditar, eles sentirão 3x mais fome e sede do que normalmente e essas necessidades (assim como xixi, cocô e frio) aparecerão nos momentos mais inoportunos...
Então... bolsa térmica com bebidas e frutinhas e uma sacolinha com bobagens comestíveis serão necessárias à subsistência do seu filhote durante a viagem.

A dica sobre bebidas é: não esqueça da água e os sucos de caixinha com canudinho são a melhor opção pois diminuem (percebam que eu disse: diminuem e não impedem) o risco de derramar tudo...
Para as frutinhas, o bom é já deixar cortadinha em potinhos (frutinhas tipo maçã) ou uvas, que são comidas uma a uma e não fazem muita sujeira. No caso de Pissuca... uvas acabam virando uma distração, ela se delicia comendo uma a uma e aí o tempo vai passando passando...
Levei também, como diz Pissuca, o "biscoito do tigre" (sucrilhos) que ela ama e faz o mesmo efeito das uvas.

Quanto à sacolinha de bobagens comestíveis... ah vai... a palavra é diversão... dá pra liberar um biscoitinho recheado, pirulito e uns chocolatinhos ... né não? Só tomar cuidado para não ficar a viagem inteira só comendo as bobagens...

As refeições (digamos, oficiais como almoço e jantar), nós fizemos nas paradas porque já sabíamos onde íamos parar e conhecíamos os lugares.
Pissuca almoçou bem na ida, mas na volta não quis comer... penso ser normal, daí minha conduta é não forçar... não forço nem no dia a dia, quanto mais em viagens onde a rotina, o ambiente, tudo está alterado.



Kit Higiene: huuum aqui chegou meu ponto fraco.. confesso que sou enjoada enjoada enjoada até o fim da espinha dorsal... (para ter uma idéia,  nas viagens de carro pré-Pissuca, marido tinha que parar váaaarias vezes até eu "ir com a cara" do banheiro e aí conseguir fazer um xixizinho; nos hotéis, vou direto e primeiramente no banheiro do apartamento para ver se é usável na minha concepção), ou seja, imagina a psicose com Pissuca?

1 - Eis que eu fiz uma descoberta na época do desfralde, quando precisava levá-la ao banheiro dos shoppings, lojas, festinhas e etc... É um protetor de assento sanitário... um saquinho que vem embalado um a um e que é só abrir e encaixar (tipo vestindo) o assento do vaso sanitário... você não precisa nem encostar no vaso.
Quem não conhece... procure... é útil demais. Aqui no Rio a gente compra em farmácia,  ando sempre com uns 2 na bolsa e para usar nos banheiros-eca das estradas é a invenção do século.
Pissuca usou normalmente o banheiro nas paradas (não precisou de matinho) e até cocô ela fez (o que impediu a temível prisão de ventre). Enfim, acho que evitei que ela tivesse o mesmo trauma que eu tenho nessas situações.

2 - Outro item de higiene obrigatório é o lenço umedecido. Uso para absolutamente tudo, desde limpar bumbum a dar uma enganada no pé imundo (já que Pissuca, como eu, ama estar descalço).
Tenho sempre um pacote no carro e na viagem foi super útil para limpar mão suja; bumbum e pepeca (sem ficar dependendo daqueles papéis higiênicos estilo lixa que normalmente é o que tem nesses banheiros públicos) e até boca suja de bigode-barba de chocolate.



3 - Vale a pena mesmo assim levar um rolo de papel higiênico para emergências (e aí vale pras necessidades dos adultos também né?) e levei no bagageiro do carro um pote de detergente com um paninho também para a necessidade de alguma limpeza mais pesada que só o lenço umedecido não desse vazão (mas não foi necessário).
        Há.... e sacos plásticos para a lixarada que brota do nada o tempo todo (sim... apedrejem-me: eu uso sacos plásticos e não sei o que será de mim, se a tal lei de São Paulo, proibindo a distribuição nos supermercados, chegar aqui no Rio)

Kit Emergência: esse é kit obrigatório em todas as minhas viagens e na de carro não poderia ser diferente. A gente não quer que nada aconteça, mas se acontecer (toc toc toc na madeira), melhor estarmos preparados..

Sempre levo uns remedinhos como: diclofenaco e paracetamol para adultos e termômetro e novalgina pra Pissuca, mas na viagem de carro levei alguns outros específicos:

1 - Dramin: como Pissuca nunca tinha viajado assim tanto tempo de carro, não sabia se ela ia enjoar ou não... então... preferi não pagar para ver... Na saída, dei pra ela umas gotinhas porque ela estava com a barriga cheia e de cara a gente já ia pegar uma serra. Depois disso não dei mais.... só dei na volta, quando ela reclamou de enjoo (também na serra).

2 - Repelente: em tempos de dengue... sempre bom nos proteger...


Bom... como íamos pernoitar, levei também uma bagagem de mão com o básico e normal: toalha, 2 outras mudas de roupa (1 para o pernoite e outra para o caso de molhar, sujar demais ou até um xixi escapolido)

Enfim.... foi isso... espero ter ajudado outras mamães psícas como eu....rs....

Mas não posso terminar sem falar de uma única frustração no meu planejamento.... Uma coisinha só não consegui providenciar pra viagem... mas esse é assunto para outro post (afinal.... se você conseguiu chegar até aqui... ufa... já deve estar de saco cheio com esse post-testamento). Abaixo só um snack com uma pista da minha frustração, mas que explico direitinho depois.



Finalizo com alguns momentos da viagem... e olha... para quem está se preparando eu digo: "se joga"... Planejamento é tudo... e mesmo pra quem não é assim tão psicótica como eu, a chance de ser super legal é bem grande... a gente se preocupa, mas eles sempre amam... afinal... para eles é tudo bem mais simples... a gente é que complica!

Só alegria!

E tranquilidade....



2 comentários:

  1. Ótimas dicas!!Adorei o sorriso de alegria dela na primeira foto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai... Fala nao que a mae coruja aqui molha o teclado. Hehehe
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails