1 de março de 2012

De repente (mais que) 30 (e cinco)




Bem.. então... pois é...

Eis que sou uma mãe trintona... trintona e com todas as neuras inerentes a uma mulher de 30. Elas somadas a todos os meus TOCs e manias "psicas"... por favor, me internem! (já pedi?!).

A verdade é que nunca me preocupei ou me liguei muito nesse lance de idade.. nunca mesmo... juro juro juro, de verdade... e justamente por isso, tenho que confessar, é que acho que estou hoje sofrendo algumas consequências. 
Depois que Pissuca nasceu então... aí que eu me larguei de vez. 
Errado, viu! Prioridade sim... forever... mas hoje sei que não devia ter esquecido tanto de mim.

E minha gente... Pissuca com 3 anos e eu... uma balzaca de meia idade e meia...  só agora posso arriscar dizer que estou pensando realmente em me proporcionar bem estar. Como nunca dantes... nem mesmo antes de ser mãe.

E quem é que não se perdeu em algum momento da vida? Quem é que não deixou para trás pequenos prazeres? E isso até independente de maternidade (embora eu ache que evento mais transformador na vida de uma mulher não há). 
Cada uma de nós se encontrou a seu tempo...outras sequer se perderam, é fato, mas ... cara (shamed!)...  pensar que demorei 3 anos para escrever um post em que eu pudesse finalmente dizer que estou reconquistando pequenos prazeres... aff... demorô heim?! 

E enfim que, como discorrido extensamente (ôh!) em meu último post, a minha única resolução para 2012 é: CUIDAR MAIS DE MIM! ... em todos os sentidos, ângulos e possibilidades.

Como já disse, comecei algumas iniciativas já no ano passado, mas esse ano é: FOCO FOCO FOCO!
E como acredito (minto...na verdade estou me forçando a acreditar, vai!) que Grandes Mudanças começam por Pequenas Atitudes... estou empenhada em reconquistar (e até descobrir, por que não!) pequenos prazeres. 

Vamos a eles:
Selecionei só 11 (número cabalístico), tá? Mas a numeração é meramente a título de itemizar (isso existe?), ou seja, criar um checklist (ave meus TOCs)  não havendo nenhuma conotação de prioridade ou importância, ok? E são pequenos mesmo viu? Não se decepcionem!

1 - Manter as unhas feitas semanalmente.
     Essa foi minha primeira reconquista (e na verdade não foi agora, já tem um tempinho). Primeiro momento que eu consegui tirar uns minutos só pra mim... e olha... não sei quanto a vocês... mas me faz um bem danado! 
    Sem contar que ir ao salão é a única oportunidade que eu tenho de me jogar na total futilidade feminina: fofocar com as manicures e ler todas as revistas semanais de fofoca das celebridades. 

2 - Ir ao trabalho maquiada. 
     Esse também é um prazer retomado há algum tempinho, porque a aparência profissional é até obrigação (mas confesso que tem dias que vou de cara lavada mesmo). 
     Nesse caso aqui, a verdade é que meio que dei o meu jeito...(teeeempo, teeempo pra maquiar antes de sair de casa ainda não tenho não... sair de casa de manhã é sempre o caos!)... então.. maquio no carro no engarrafamento mesmo (é o jeito!).

3 -  Ir ao salão de 3 em 3 meses. 
      Ah esse aqui é um prazer descoberto. Tá.. tá bom... confesso que estou me forçando a sentir prazer indo ao salão arrumar o cabelo de 3 em 3 meses! Isso porque eu só fazia isso 1 vez por ano, desde sempre... Eu odeio odiava arrumar o cabelo no salão... Mas... com Pissuca e a dezena dos 30 também vieram dezenas de fios brancos de cabelo (na minha última contagem... acho que tá no 76), e aí que desvirginei o cabelo: fiz mechas californianas (sim, porque já que é para debutar em algo, que seja com estilo).
4 - Ir ao cinema com o marido sem pensar em ligar para casa de 30 em 30 minutos. 
    Esse aqui demorou... ainda que seja na matinê de sábado (por conta do horário da moça que fica com ela...) só agora mesmo é que eu saio totalmente relax (sem contar que minha primeira ida ao cinema depois que Pissuca nasceu foi um desastre total e absoluto, um dia conto pra vocês).

5 - Tomar um banho antes de Pissuca ir dormir
     Gente, é verdade! Eu só consegui isso a pouco tempo e nem mesmo eu sabia o prazer que isso era... Só conseguia tomar banho depois que eu colocava ela pra dormir. Na vera meeeesmo, só depois que eu fazia tudo que eu precisava fazer e que só conseguia fazer depois que ela dormia... e aí, amiga, eu já estava tão morta que, confesso, muitas vezes nem queria tomar banho, queria só me jogar na cama. 
     Tá certo que não consigo isso sempre, mas tenho conseguido com bastante frequencia e quando consigo, chego a me deliciar com cada gotinha de água que percorre meu corpitchxo cansado. Tenho até selecionado cuidadosamente os sabonetes. Estou comprando um sabonete líquido cheirosíiiissimo, daqueles que quando a gente sai do banho perfuma a casa toda... e ainda considerando os preceitos da aromaterapia: lavanda pra acalmar, pitanga para animar e agora quero comprar um ylang ylang para ... momentos mais específicos, se é que em entendem! 

6 - Ficar de molho na banheira até enrugar todos os dedos. 
     Pegando o gancho... aaah... um banho de banheira relaxante é sim revigorante.
     Como nunca tinha tido banheira em casa, esse é um novo prazer que só agora, também depois de 3 anos na casa nova, estou conseguindo aproveitar. Só quero é ver quando (e se) a gente se mudar, como é que vou sobreviver sem.

7 - Voltar a usar os meus creminhos a noite. 
     Ah eu sempre gostei. Nunca foi uma religião, do tipo: "Jamais dormirás maquiada ou sem creme no rosto!"... mas era uma rotina habitual, claro, até Pissuca nascer e minhas prioridades mudarem totalmente.
     E aí que, como não quero trazer as dezenas de rugas (primas das dezenas de fios de cabelo branco) para habitarem tão cedo o meu rostxchiiiinho, retomei o ritual: demaquilar, limpar e hidratar. 
     E como agora até consigo tomar um banho decente, tá dando até para aprimorar com uns creminhos para corpo também de vez em quando (isso eu sempre tive preguiça... sempre cuidei só do rosto mesmo).

8 - Assistir novela
    Adaptei um velho ditado para "Desde que minha filha pari, nunca mais novela assisti". 
    E não somente novela, mas filmes, séries (que eu sempre amei acompanhar), naaaaaaada na TV. Primeiro porque não tinha tempo mesmo, depois porque a TV foi totalmente monopolizada pelo Discovery Kids... 
    Não tô reclamando não, eu realmente acho que quem inventou o Discovery Kids deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz do Lar,  mas eu já não aguentava mais ver os mesmos desenhos todos os dias (criança adora repetição, mas adulto se entedia muito fácil né não?! E olha que eu a-do-ro desenho animado, to-dos, até os Backyardigans!)
    Para resolver isso, Pissuca ganhou um DVD portátil.. putz... mil e uma utilidade (já falei dele aqui) e eu pude, novamente, assistir coisas menos coloridas e um pouco mais substanciais (sim.. ué.... qual o preconceito com as novelas?! heim heim?!)

9 - Ler livros
     Quem me acompanha sabe que ando passando por um fase bem bookaholic , mais pela necessidade de aprender (se é que isso se aprende) sobre essa coisa de maternidade, do que propriamente por prazer. 
   Mas agora (talvez um pouco mais confiante na função..kkk) já estou ampliando a abordagem de minhas leituras e até criei uma whishlist de livros "para ler", porque há que se cuidar da mente também né?!

10 - Fazer massagens
     Também comentei no meu post das resoluções que estou encarando um tratamento estético. Mas independente do tratamento, quero manter as massagens como um hábito. 
     Este também é um prazer novo para mim, já que nunca gostei de massagens... sempre me senti como uma massa de pão... mas com o tratamento, acho que estou pegando gosto pela coisa e realmente conseguindo o efeito relaxante que todo mundo sempre dizia.

11 - Fazer mais scrap
     Cara, Scrapbooking pra mim é terapia, já falei diversas vezes disso por aqui (e já até não considero mais esse tema off-topic para o blog). Tenho tentado fazer um pouco de scrap todo mês, nem que seja um pouquinho (estou cheia de páginas não terminadas e uma lista enorme de fotos para novas páginas, mas um dia termino). 
      Scrap Passion (evento para fazer Scrap que fui ano passado) para mim agora é igual aniversário, todo ano que tiver (enquanto eu estiver no Rio), estarei lá. E quando me mudar, vou dar um jeito de achar outro evento como esse porque é o dia todo só fazendo uma coisa que me dá muito mas muito prazer meeeeeesmo... Não dá nem pra considerar este item um pequeno prazer, é um prazer enooooorme..... tudo de bom! 

E é isso... FOCO FOCO FOCO. 
Será que vou conseguir manter a proa?!


4 comentários:

  1. Quantas coisas a fazer hein?
    Eu estipulei algumas metas aqui tb... e uma delas vai ser pintar o cabelo! Pq passar dos 30 significa pintar o cabelo??????

    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Legal Tati! Tenho 2 metas principais desde que Theo nasceu, que é voltar a fazer as unhas e me maquiar..mas cadê o tempo??Todo mês que se inicia prometo a mim mesma e nada rs!
    Boa sorte com suas metas!
    Bjão!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Ter metas, especialmente depois dos 30, nos deixa focadas e organiza um pouco nossas vidas. Só não vale se prender demais a elas, afinal o inesperado sempre exige um plano B.
    Beijos!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Gente que bom saber que nao sou a unica a desejar e sentir falta dessas pequenas coisas! Enfim... nao devo ser tao anormal assim.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails