17 de julho de 2011

O desfralde, o "descolo" e meu amigo do peito

Ok... ok... sumi.... foi mal!
Fiquei um bom tempo de molho, totalmente offline e entregue ao repouso recomendado, o que me causou uma overdose de Discovery Home and Health.... o dia todo, todos os dias, já que a cama era minha única companhia...

Agora voltando, aos poucos, a ativa vi que estava devendo alguns posicionamentos por aqui... 

O primeiro é quanto ao tal do desfralde...
Este continua indo muito bem, obrigada, sem maiores stresses... durante o dia ela já fica sem fralda total e já até saí da neura de perguntá-la de 2 em 2 segundos se ela quer ir ao banheiro pois ela já consegue sentir o xixi vindo e pedir; e já consegue até segurar um pouquinho, o que, claro não é opção, mas não deixa de nos dar uma certa tranquilidade.
Só recorro a dita fralda quando vamos a algum lugar onde sei que não terá banheiros (ou banheiros decentes) para levá-la e nesses casos ela sempre pergunta antes: "mamãe tô de frada? posso fazer xixi?"
Tentei começar a tirar a fralda da soneca da tarde, mas o inverno chegou e ela acabava acordando molhada... nesse frio... (que aliás minha gente... não sei por aí... mas aqui no Rio resolveram deixar a porta do freezer aberta... aff). Diante disso, decidi: não rola! Melhor recomeçar no verão e evitar uma pneumonia...
Só depois de tirar da soneca da tarde é que vou partir para tirar a noturna... então ainda temos alguns meses desse processo pela frente.

O outro é com relação à minha última angústia da separação (sim.. mãe tem isso sim... arrisco dizer que até maior que a dos filhos): o "descolo". Como tirar ela do colo na hora de ir dormir...
Então... como disse, iniciando o assunto aqui, li sobre técnicas, objeto transicional, simpatias, promessas... mas no fim... acabou que segui (como sempre tenho feito) meu amigo do peito e ele novamente não tem me decepcionado.
Confesso que sobre o objeto transicional meio que me incomodou um pouco... a sensação de ser "trocada" pelo George O Curioso (personagem a quem ela anda totalmente apegada ultimamente) não me deixou muito confortada não. A tal da técnica da SuperNanny de virar as costas e deixar a bichinha se esgoelar até dormir também não me atraiu absolutamente nem um pouquinho. Tá bom... simpatias e promessas ficam por conta do meu habitual exagero, ok? Não foi necessário chegar a tanto...
Daí fui eu conversar com meu amigo do peito e ele falou: vai com calma vai! Tipo... deita do lado dela, e começa segurando a sua mão até ela dormir... depois fica do lado dela sem dar a mão e assim vai indo aos poucos... Qual a necessidade da radicalidade? Não será bom pra ela e certamente não será para você também.
Bem... segui mais esse conselho desse meu amigo sábio e está tudo correndo muito bem.... Coloquei a poltrona de amamentação do lado da caminha dela e fico segurando sua mão até ela dormir. Na verdade apenas as 2 primeiras vezes ela chorou mas quando viu que não seria simplesmente abandonada compreendeu o esquema. E algumas vezes já até dormiu sem segurar minha mão.
Às vezes ela escolhe um brinquedinho e leva para dormir com ela. Incentivei isso sim... mas sem que fosse um brinquedo específico sem o qual ela não conseguiria dormir jamais. Na minha visão seria somente transferir a dependência e ... cá entre nós... se é pra ficar dependente.. que seja da mamãe aqui e não de um boneco.
Enfim... tem funcionado bem, sem traumas para ambas as partes...

E alguém pode estar se perguntando agora quem é esse amigo de tanta sabedoria, a quem recorro sempre nessa jornada louca de ser mãe e que quase-sempre acerta na mosca.
Pois eu digo... e digo mais ... digo que toda mãe tem esse amigo... basta só dar-lhe ouvidos...

É só o meu coração.... meu coração de mãe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails