3 de junho de 2011

Deixar de dormir no colo #comofaz?

Bem... esse é um post angustiado... e é longo.. pois longa é a angústia.
E, indo diretamente ao assunto, a questão é que Pissuca está com 2 anos e 6 meses e ainda dorme no meu colo... (sinto agora as apedrejadas...ai!..ui!..)

Minha culpa, sei... mas o fato é que agora estou eu às voltas em pensar numa forma de fazê-la dormir sozinha na cama sem que seja um processo sofrido demais para ela e... confesso... pra mim também (ouço agora as vozes: "será mais doído para você do que para ela" #frasepadrao).

Sim, pois a verdade é que a hora de dormir sempre foi a mais prazerosa para mim... sempre foi o nosso momento, o só-nosso momento.... começou com a amamentação e continuou como uma extensão dela, quando ela passou a não mais mamar nos meus peitões. O momento da entrega... do toque gostoso... dos olhares cúmplices... dos carinhos mútuos. A hora de praticar todo o nosso repertório íntimo: de beijos (beijo de borboletinha, beijo babado, beijo de pica-pau, beijo de mamãe, chuva de beijo...); de sinais (fazemos o desenho de um coração no ar com os dedos e colocamos a mão no coração uma da outra dizendo aaaamo vocêeeee; abrimos bem os braços e dizemso: amo você um tantão assim...) e etc... Tenho milhões de registros das sensações maravilhosas sentidas nesses momentos e não é a toa que tenho trocentas fotos dela dormindo. Tô sim com meda! de perder tudo isso #prontofalei. Vai entrar para a minha lista das Grande Separações (comentei algumas aqui e aqui, mas um dia faço um post só sobre essa minha listinha).
Claro que nem sempre foram flores... teve sim as noites de stress (os tais picos de crescimento/desenvolvimento) que ela demorava para dormir ou acordava várias vezes a noite.... mas esses momentos eram totalmente ínfimos em vista de tantas outras noites tão cheias de ternura.

Racionalmente pensando, sei que ela não vai ficar dormindo no meu colo até os 18 anos de idade e com certeza o quanto antes esse processo acontecer, menos sofrido será.

Todas as transições Pissuca-bebê / Pissuca-menininhapequena foram bem tranquilas, embora algumas foram sim para mim aquelas grandes-separações:
- carrinho no quarto de mamãe e papai / bercinho sozinha no seu quarto;
- peitões / algumas mamadeiras;
- nada de peitões / só mamadeiras;
- algumas mamadeiras / papinhas;
- berçinho / caminha;
- e agora há uns meses: fraldas / calcinhas (PS.: mas ainda com a fralda da noite e da soneca).

Todas elas aconteceram muito naturalmente e sem traumas, algumas por própria iniciativa e indicações dela mesma... e isso só faz minha angústia aumentar nesse caso, pois agora, essa coisa de tirar do colo tá parecendo uma forçação tão grande de barra, sabe? Tipo: ter-que-tirar... Daí fico me perguntando: tem que ser agora mesmo? Assim... dessa forma tão programada?

Quis aproveitar quando ela saiu do berço pra caminha, mas aí pensei: poxa, vou tirar tudo dela assim de uma vez? Não posso: primeiro ela acostuma com a cama e aí eu começo a colocar ela para dormir lá e não no meu colo... e aí, quem sabe, ela mesma não toma a iniciativa disso, como tem sido em outras transições? Em tempo, juro que não foi desculpa, que não tô enrolando viu?!

Então... ela não tomou a tal iniciativa e, pelo contrário, faz sempre questão em todas as tentativas que fiz de incentivá-la a ir dormir na cama dela, mesmo eu ficando ali do ladinho. Já arrisco pensar em esperar até os 3 anos (em tempo, de novo, ressalto: não é enrolação!), pois fico pensando:  se não está me incomodando perder ali uns 30 minutinhos até ela dormir e colocá-la na cama; se ela também sente prazer nesses momentos... por que então forçar que isso acabe?

Tá, tá bom, já respondi: porque ela não vai ficar até os 18 anos dormindo no meu colo. 
Aff... além disso a mãe-neura aqui dentro já começa a sussurrar em minha consciência coisas do tipo: você está criando uma dependência sua desnecessária e prejudicial à vida dela... ai... como diria Chicken Little: "ô vida difícil!"

Enfim... (e finalmente) após todo esse desabafo: ouvi falar sobre um tal de "objeto transicional" que, de repente, pode ajudar ou facilitar esse processo. Ainda não sei... ainda estou lendo, estudando e entendendo a respeito....

Além disso já penso também em estabelecer uma rotina prazerosa que substitua o prazer do colo (embora, claro, o prazer do colo de mamãe seja sim insubstituível... ic!) e Pissuca funciona muito bem com rotinas... Sei lá... tipo a leitura de uma estorinha (já que ela também adora livros e estórias)...

Bom.. ainda estou estudando (e aceito, gratamente, contribuições) mas enquanto isso... continuo aproveitando cada segundinho desses momentos que são daqueles que, como gosto de dizer:

Enchem o coração de mamãe!

"Mother and Child"
Pintura de Gustav Klimt


**** Texto registrado em 03/03/09 - Pissuca com 3 meses - Momento de coração cheio de ternura! Sono de anjo! ****

Os momentos de maior sentimento entre mim e a Pissuca, são os momentos em que coloco ela pra dormir... qdo ela dorme no meu colo... tão entregue... tão inocente... qdo dançamos juntas as músicas do Ipod até ela dormir no meu ombro ... qdo fico penteando suas sobrancelhas e passando o dedo bem devagar em sua testinha para acalmá-la durante as crises de choro até ela dormir... são momentos que eu sinto meu coração transbordando de tanta ternura... ternura mesmo... um sentimento que eu não conhecia até ser mãe.

Adoro vê-la dormindo, principalmente no meu colo... não é a toa a quantidade de fotos que eu tiro dela dormindo. RS.. “Tenha em ti todos os sonhos do mundo”
Parece um anjinho... “Sometimes when you look hard enough, you can catch a glimpse of their wings… but, then, in an instant, they are gone again”

Sempre coloco músicas de ninar pra ela no Ipod para ela dormir, algumas vezes dançamos juntas até ela dormir no meu ombro. As musiquinhas são muuuuitas músicas rock’n roll e pop com melodia de ninar e outras normais mesmo que gosto. Dançamos muito a built me up, take me home, a fila anda... são momentos só nossos e muito gostosos.

*****

3 comentários:

  1. Ah entaooo....
    complicado né!
    Acho que você tem que ter o seu tempo, mas quando colocar na cabeça seguir em frente.

    Boa sorte... e que a decisão seja tomada na hora certa!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião: se não está lhe incomodando, pra que tirar?

    Se vc estivesse incomodada com a situação valeria a pena o sacrifício (pois será difícil, não tente se iludir...), mas se pra vc está tudo bem, espere mais um pouco.

    Eu passei por isso com meu mais velho, pois ele estava tb com 2 anos e meio e ele estava MUITO pesado. Então começou a ser ruim pra mim, aquela sensação gostosa tinha desaparecido e só ficaram as dores nas costas, impaciência e incômodo. Aí resolvi tirá-lo do colo.

    Não foi fácil, coloquei uma rotina de ler história (ele gostou bastante) e ficava com ele até dormir no começo (o que chegou a demorar 2 horas em meio a choros e frustrações). Conversava bastante com ele dizendo que estaria ali e que ele não se preocupasse.

    Acho que demorou 1 mês, e aí passei a sair do quarto antes dele dormir, o que tb foi difícil no começo, entrava no quarto dele a cada 3 minutos para mostrar que eu estava aí pertinho se precisasse.

    E depois de mais ou menos 1 mês ele já estava dormindo sozinho em sua cama.

    Hoje ele está com 4 anos e meio e as minhas noites são super tranquilas, tirando claro qdo está doente, mas aí é excessão!

    Então só comece qd vc tiver total certeza que é isso que quer, senão será um processo muito mais doloroso pois estará fazendo algo sem vontade e aí a probabilidade de vcs não conseguirem e se frustarem é alta.

    E qdo sua filha ficar dependente...bom ninguém casou precisando de colo para dormir, então não esquenta, esqueça o que outros dizem a esse respeito e siga seu coração de mãe, que vc sempre estará fazendo o melhor pra sua filha!

    Espero ter ajudado.

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net

    ResponderExcluir
  3. Então... nem a dor nas costas eu posso usar como argumento porque ela dorme no meu colo, mas fico sentada na poltrona de amamentação...
    Mas olha Elaina, eu precisava demais ouvir o que vc disse, viu? Tipo vou sim pesquisar e dependendo eu me animo de tentar... mas realmente precisa ouvir que se não der, se não for agora, se eu quiser dar mais um tempinho... ok... tudo bem... nenhum trauma será criado e eu não serei a mãe mais superprotetoramente incapaz da face da terra.
    E obrigada Karin também pela força...
    Que seja então... no momento certo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails