20 de maio de 2010

A saga da creche - último post da Trilogia!

Fechando a Trilogia: A escolha da creche...
Primeiro postei sobre o método (que foi o que começou o assunto... rs...), daí postei o checklist... agora... vem a parte dolorida da história. A bendita adaptação.

Bem.... Todo mundo tem suas convicções na vida.. e mães, particularmente ANTES DE SEREM MÃES, também têm as suas. Convicções essas que na época (antes de sermos mães) são verdades absolutas e que - acreditem! - depois que viramos efetivamente mães, acabamos pagando a língua!

Então... eu sempre achei melhor colocar na creche e não deixar com vó ou outro parente (e enfim, isso não é mesmo opção já que minha família está a alguns kms de distância), e muito menos deixar com alguém em casa (a gente vê e ouve cada história horripilante de maus tratos, abusos.. aiii), principalmente porque sempre acreditei que o contato com outras crianças só podia fazer bem no sentido de estimulação, sociabilidade, etc.
Ok... essa parte da convicção eu mantive (sim realmente acredito firmemente que creche é muito melhor)... O que me queimou a língua foi apregoar por aí que não teria dificuldade nenhuma... que seria para o bem do filho e isso facilitaria tudo e bla bla bla...

Hum-rhum! Pois bem... segue a descrição de toda a saga... percebam que a adaptação foi mais minha do que dela... e o sofrimento foi muito mais meu! Foi o que considero a 2ª grande separação (a primeira foi quando ela foi dormir sozinha no quarto dela... rs ... claro sem contar com o corte do cordão umbilical, né?!).

**** Dia da Matrícula - Texto registrado em 15/06/09 - Pissuca com 7 meses ***

A adaptação começa amanhã mas já chorei hoje. Cheguei em casa e fui ninar ela pra dormir com o coração tão apertaaado! Acabei deixando ela a soneca toda no meu colo.
Definimos depois de muito procurar... (procuramos umas 6 creches) com um checklist na mão!


**** 1º dia adaptação na creche (1 hr) (A 2ª grande separação) - Texto registrado em 16/06/09 ****

Entrou sem chorar

Voltou c/ olhinho de choro mas com muito soninho chegou em casa ja dormindo.

Veio p/ meu colo s/ dar muita ideia p/ tia nao (meio chateadinha).

E ainda, pela primeira vez foi sozinha atrás no carro e ficou super bem. Tantas mudanças pra minha Pissuca....

E pra mim também...começou o 2º grande momento de separação


**** 2º dia adaptação na creche (2 hr) - Texto registrado em 17/06/09 ****

Também não chorou para entrar

Recebeu a colacao bem (90ml) e tomou até um banhinho lá. Voltou c/ soninho de novo e com olhinho de choro mas menos chateada. Veio p/ meu colo mas já brincou com a tia e sorriu.

Eu, quando a peguei no colo, não agüentei. Chorei.


*** 3º dia adaptação na creche (até o almoço - 3hs) - Texto registrado em 18/06/09 ****

Entrou sem chorar e até dormiu uns 20 mins e almoçou metade do prato.

Desceu logo depois do almoço. Tava com o olhinho de choro mas também riu pra tia.

Me abraçou, beijou, chamou pra brincar ("kkkrrrr" E.t.: barunhinho que ela fazia chamando a gente pra brincar - coisas que papai ensina!)... Com saudades a bichinha.... Quase chorei de novo.


****4º dia adaptação na creche (até o lanche da tarde - 6hs) - "Pior" dia! - Texto registrado em 19/06/09 ****

Fiquei conversando antes dela entrar aí ela deu uma choramingadinha querendo voltar pro meu colo, mas não chegou a chorar.

Dormiu quase 1 h e almoçou metade do prato.

Ai... ela quando me viu, chorou emocionada abrindo os bracinhos na minha direção. Ai.. acabou comigo! Aí chorei de verdade. A diretora disse que é normal... pelo tempo que ficamos longe. Realmente nunca ficamos tanto tempo longe. Ai que dor do coração.
 

**** 5º dia adaptação na creche (até o lanche de novo, depois do fim de semana) - Texto registrado em 22/06/09 ****

Bom... ela ficou bem! Foi tranqüila e voltou tranqüila também...


**** 6º dia adaptação na creche (o dia todo!) - Texto registrado em 23/06/09 ****

Hoje a Pissuca acordou super zen... ás 6hs sem chorar... brincando sozinha no berço... foi o trajeto todo cantando no carro.

Deixei ela na creche e tomei coragem de, pela primeira vez, ficar o dia todo fora de lá (mas ligando toda hora... é claro). Passei o dia olhando salão de festas pro aniversário de 1 ano dela.

Caraca... sentimento muito louco... no shopping, quando tinha um bebe chorando, no mesmo instante vinha aquele pensamento na Júlia... se ela tava chorando e eu não estava com ela....

Ela ficou muito bem hoje também...

Fomos buscar papai no aeroporto ... direto da creche... E ela se comportou super bem sozinha na ida e brincou a volta toda com papai.

E para coroar...  Dormiu a noite tooooooda (1a vez desde que era recém-nascida)


**** Entrevista Psicopedagoga Creche -  "Mamãe sumiu : mamãe não existe!" - Texto registrado em 23/06/09 ***
 
Bom... ela explicou mais detalhadamente como é a metodologia Montessoriana... falou sobre os tais vilões das creches (as muitas fraldas, as roupinhas que podem ser trocadas e as mordidas... RS).

Da Júlia, ela falou que já a observou esses dias e que é uma criança super receptiva ao novo, não estranha, não chora muito – só o normal de bebê (- NÃO CHORA MUITO????), prova de que ela está ótima é que ela está comendo bem, dormindo bem... (- ISSO É VERDADE, FIQUEI UM POUCO MAIS TRANQUILA QDO ELA DORMIU A PRIMEIRA VEZ LÁ... POIS DEVE SER UM SINAL DE CONFIANÇA NO AMBIENTE, NAS PESSOAS, SEI LÁ... OU, SEGUNDO O ANDERSON, SIMPLESMENTE CANSAÇO MESMO...O QUE TBEM NÃO É RUIM.. SINAL DE QUE ESTÁ APROVEITANDO ).

Ela me falou pra eu não me preocupar com esse negócio do apego que ela tem por mim pois nessa fase, mamãe sumiu – mamãe não existe! (ISSO REALMENTE ME FEZ SENTIR MELHOR!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails