25 de maio de 2010

Sinéquia dos pequenos lábios

Esse é um post, digamos... de utilidade materno-pública.

A idéia é falar um pouco sobre essa disfunção, principalmente porque aconteceu com uma mãe conhecida minha e eu achei simplesmente um absurdo a forma como foi passado para ela o que estava acontecendo com sua filhinha.
A questão é que eu tenho percebido em diversos casos que fico sabendo, uma total insensibilidade por parte dos profissionais médicos desse país, o que me deixa até muito mais triste do que propriamente indignada, já que quando procuramos esses profissionais normalmente estamos numa situação fragilizada e, além, é claro, do diagnóstico médico, procuramos também apoio e suporte (de certa forma emocional também .. por que não?).

Bem, essa minha conhecida me procurou ontem perguntando-me se eu sabia o que era sinéquia dos pequenos lábios (eu, na verdade tinha ouvido falar, mas a muito tempo atrás e não sabia exatamente o que era) e me disse que sua filhinha (quase da idade da minha Pissuca) estava sofrendo com essa disfunção, que é a aderência dos pequenos lábios. 
Ela estranhou o fato da filhinha não fazer xixi, percebeu a aderência e a levou imediatamente a um pediatra. Esse pediatra, chegou a dar-lhe um esporro, dizendo que isso havia acontecido por falta de higiene... Imagina isso? Imagina o que é para uma mãe, já aflita, ouvir isso de um médico? Nós, mães, já nos sentimos culpadas por qualquer arranhãozinho sequer que nossos filhos tenham, imagine num caso desses? 

Fiquei tão chocada e tão impressionada (afinal, tenho uma bebezinha quase da mesma idade), que logo que cheguei em casa fui pesquisar sobre o assunto. Não conseguia conceber que tal coisa ocorreria por "simples" (entre-aspas, porque a gente sabe a importância da higiene dessas partes, principalmente no caso de meninas) falta de higiene. E que falta de higiene seria essa que causaria algo desse tipo? Fiquei pensando: "gente, mas antes de acontecer algo assim, não seria mais lógico que ela tivesse antes, pelo "menos", uma infecção urinária?"
Bem... fui então começar minhas costumeiras buscas na net. E o que encontrei sobre o assunto foi:

Sinéquia dos Pequenos Lábios:

"... uma disfunção, que pode acometer meninas até por volta dos dez anos de idade: a aderência dos pequenos lábios vaginais.
As causas do problema, que é mais freqüente em bebês de até um ano e meio, ainda não são totalmente conhecidas, mas são relacionadas à baixa produção de estrogênio -natural nessa fase da vida. "Esse hormônio atua em todas as camadas da pele e melhora a vascularização da região", explica a ginecologista Marair Gracio Sartori, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Com o hipoestrogenismo, a região fica mais vulnerável à má cicatrização, o que pode fazer com que os lábios grudem. "Quando ausente [o hormônio], favorece-se a irritação ou um processo infeccioso na área", diz a ginecologista Mônica Lopez Vazquez, presidente do departamento de ginecologia da SBP-SP (Sociedade Brasileira de Pediatria-regional São Paulo). 
Infecções crônicas por causa de higiene inadequada, traumas na região (como pequenas batidas) ou dermatites -causadas pela fralda ou pela calcinha- podem gerar pequenas feridas e favorecer a aderência. "Os pequenos lábios das meninas são internos, diferentemente dos das mulheres adultas, mais exteriorizados, e isso também facilita a sinequia", diz Luiz Cervoni, pediatra e diretor clínico do Hospital São Luiz-Unidade Anália Franco.
Assim, os pais devem ficar atentos a qualquer irritação na região. "Deve-se buscar o médico para identificar o causador da irritação e tirá-lo de cena", aconselha Vazquez. Ainda que uma infecção não leve, necessariamente, à fusão dos lábios vaginais, geralmente esse problema surge de um quadro irritativo."
(fonte: Folha Online - coluna Equilíbrio e Saúde http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u392967.shtml)


"É uma aderência entre os pequenos lábios da vagina, tapando o introito vaginal. É muito frequente na infância e muito fácil de resolver, no consultório do especialista: depois da aplicação de uma pomada anestésica, os pequenos lábios são descolados com uma pequena tracção. Depois, é preciso aplicar uma pomada antibiótica e anti-inflamatória, para impedir que os pequenos lábios voltem a colar, durante o processo de cicatrização. A solução é semelhante à usada para as aderências balanoprepuciais dos rapazes."

(fonte: site Urologia Pediatrica http://www.urologiapediatrica.com.pt)

Pelo que eu entendi, é uma disfunção fisiológica (não sei se é esse bem o termo), mas algo que tem como fundo uma disfunção hormonal e não somente pela falta de higiene. Imagina você, como mãe, ouvindo um pediatra lhe dizendo em tom de "lição de moral" que vc não cuida direito da sua filha e por isso ela agora está assim? Deus do céu! Diga-me se não é muita insensibilidade? Mesmo se esse fosse o caso (o que não é, pois esse é um problema causado por disturbio hormonal, como já citei), tenho certeza que existiria uma forma menos agressiva de explicar a situação. 

Dentre as minhas pesquisas, veja uma resposta online a uma mãe que fez o questionamento sobre o assunto. Perceba a diferença... 

"Cara E., o problema que você descreve é conhecido como sinéquia dos pequenos lábios vaginais, comum na faixa etária da sua filha, e causada pela baixa atividade hormonal típica desta idade. O tratamento correto é o que lhe foi proposto, e baseia-se na aplicação local de pomada com hormônios, no sentido de tentar desfazer a aderência dos pequenos lábios. Fique tranqüila, pois na quase totalidade dos casos, com o tempo a sinéquia se desfaz e tudo fica normal. Boa sorte."
       (fonte: Revista Crescer - coluna: As dúvidas das internautas sobre o saúde infantil)

Assim que terminei a pesquisa e entendi (e me convenci) sobre do que se tratava, corri aqui para  escrever esse post e estou agora rezando para que ela leia e eu possa de alguma forma aliviar o coraçãozinho dessa mãe, que, com toda certeza, deve estar super pesado.

Fica aqui também um alerta (senão um pedido) por maior sensibilidade por parte dos profissionais médicos... não é a primeira vez que ouço coisas desse tipo... De repente (esperemos!), o novo Código de Ética Médica, que entrou em vigor agora em abril, possa contribuir nesse ponto. Num artigo sobre o novo código, li a seguinte observação:
“Não existe mais espaço para médicos autoritários, prepotentes, arrogantes”
“O médico tem de ser absolutamente atencioso, zeloso, diligente ..."  
... declara Roberto d’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina. 
Humpft! Vamos ver né... essa é a promessa... pelo menos agora temos ao nosso lado algum instrumento legal!

6 comentários:

  1. Tati,
    Obrigada, pelo carinho,
    obrigada pelo esclarecimento,
    sobretudo, obrigada por aliviar o peso em meu coração, porque desde então, não houve um só dia em que as lágrimas não rolassem pelo sentimento de culpa...
    Culpa por achar que não cuido bem,
    culpa por ter que trabalhar e deixá-la na creche... Tantas culpas...
    Obrigada mesmo.
    Um super beijo, agora com o coração leve e sem lágrimas!

    ResponderExcluir
  2. Tati, cheguei ao seu blog pesquisando sobre a sinéquia infantil, pois estou passando por isso com a minha filha de 2 anos ... Qdo. o pediatra me mostrou (sim, eu NÃO TINHA VISTO!!) eu me senti a pior das mães, fiquei maus mesmo ... mas, ele falou para eu ficar tranquila, pois isso é comum (!) na faixa de idade delas, ainda mais que estávamos ainda na fase do desfralde e isso propicia ainda mais ... ele comentou que uma outra mãe passou pela mesma situação, chorou no consultório, se sentiu péssima ... e, detalhe ela é ginecologista e, mesmo assim, não tinha enxergado o que estava acontecendo com a própria filhinha ... triste né ??? mas, ser mãe é isso aí: padecer num paraíso !!! Adorei a sua abordagem do assunto, que, com certeza ajudará e aliviará muitas mães !!!!

    aliás, visite o meu blog (novinho em folha) qdo.puder : padecernumparaiso.blogspot.com bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh ... até que enfim consigo colocar as respostas aos comentários aqui..
    Então... fiquei super feliz de ter alcançado o intuito desse post... muito feliz meeesmo... podem acreditar!

    ResponderExcluir
  4. Minha tem 3 anos e 4 meses, e a uma semana percebemos que ela apresenta esse mesmo problema, fomos leva-la ao pediatra que nos indicou procurar um ginecologista gostaria de saber mais sobre a pomada se realmente resolve e se causa dor obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Mari, não tenho muitos detalhes, mas vou procurar saber com minha amiga e posto aqui, ok?

    ResponderExcluir
  6. Mari, eu tardo mas não falho...
    É que só consegui falar com minha amiga hoje..
    Emtão é o seguinte: ela falou que a pomada que ela estava funcionava sim, mas pelo fato de ser hormonal tem a desvantagem de se passar muito nascer muitos pêlos. Ela parou de usar e está passando muito hipoglós e ela está achando que, pelo fato de ficar muito úmido, isto está evitando a aderência. Quanto à dor, ela falou que passar a pomada não dói... que dói apenas na hora de soltar a aderência.
    Enfim, essa foi a experiência dela, mas o ideal mesmo é consultar um ou mais médicos ...
    Bjos e tomara que sua bebê já esteja melhor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails