3 de maio de 2010

Ser mãe em 13 atos.

Ok... vamos lá... foco no tema. Então.... quando a Julia nasceu, eu comecei a descrever mês a mês o que acontecia comigo e aí nasceu a série SER MÃE É...
Fiz isso durante todo o primeiro ano da Pissuca. Alguns meses puderam ser descritos numa única frase, outros meses mereceram uma narrativa um pouco maior... rs...

Vou postando aos poucos, ok?

Com isso, a seguir... a série SER MÃE É... (por Tatiana) em 13 atos


***** Texto registrado em 26/11/08 - Pissuca com 15 dias *****

Mamãe nos 1ºs 15 dias - SER MÃE É ... Viver dias de alegria e confusão!

AFF pura " Chegada do Bebe America Latina" - Mudança com Julia recém-nascida, eu recém-parida, mais mãe, sogra, biza de 80 anos, cachorro....

E os bicos dos meus peitos estão rachados desde a primeira semana (o esquerdo bem mais). Ô dor! Qdo chega a hora de mamar (e isso acontece religiosamente de 3 em 3 hs).. ai, já começo a chorar. É dando de mamar e a lágrima descendo. Mas não tem jeito.. mãe é mãe meeesmo: em nenhum momento penso em deixar de amamentar ela.

Sem contar que a amamentação dá adeus a qualquer tipo de timidez. Vc fica totalmente despudorada. Com essa história de peito rachado disseram que só cura tomando sol (pra cicatrizar mais rápido e engrossar a pele) e lá vou euzinha (no desespero mesmo) me abancar na varanda do apartamento com os peitos totalmente de fora e rezando pra ninguém resolver olhar pra cima (minha sorte é que na frente só tem casas). Além disso, a orientação é não cobrir os seios pra não roçar na roupa e deixar o leite secar naturalmente, o que significava andar pela casa também com os peitos de fora e isso com minha sogra e minha vó-sogra aqui em casa. Aff! A treva!

E tem os palpites... minha mãe, minha sogra... mas todo mundo já dizia que ia ser assim, então... tento abstrair. O que mais ouço é: Ela deve estar com fome... dá mamar! Não está na hora dela mamar? Não deixa ela chorar... Ela tá com sono! Tá com frio! Tá com calor! Tá soluçando, dá mamar... Aaaaaaaahhhhhhhhh grgrgrgrgrg

E ainda tem as crendices tipo: colocar uma linha na testa para parar o soluço... RS... ai.. isso tem chance de ter algum embasamento científico pra dar certo?

Outra coisa que realmente deve ficar registrado é como é engraçado que realmente os sentimentos mudam meesmo depois que se é mãe, dia desses ao voltar do quarto da Julia depois de mais uma mamada o Anderson estava assistindo a um filme (que eu nem sei qual o nome porque não quis continuar vendo). Cheguei bem na hora em que os pais tinham caído ao mar (aliás, todos do barco) e só ficou uma nenenzinha (bebezinha mesmo) sozinha no barco (viagem total o filme!). E ela chorava e a mãe e o pai, no mar, sem conseguir voltar ao barco ouvindo ela chorando e a mãe angustiada dizia que era fome. Imagina a situação? Eles ali em alto mar, sem saber se seriam resgatados e sua filhinha sozinha dentro do barco, com fome, meu Deus, ela morreria ali de fome, de sede, sozinha e os pais sem poder fazer nada bem ali do lado... ai meu Deus.. aquilo estraçalhou meu coração como nunca imaginei que um filminho qualquer que eu nem sei o nome poderia fazer. Na mesma hora pedi pra tirar.. não agüentava ver aquilo não!

Certamente antes da Julia eu até ficaria impressionada com a situação e tal (filme,né?! Eu pensaria).. mas... sentir aquilo que eu senti, Céus!, duvido que sentiria! Agora qualquer história envolvendo crianças me atinge muito mais do que o normal... nada que aconteça com um bebê ou uma criança passa pelo normal pra mim. Noticiários de bebês que são abandonados me causam uma dor fuuuunda sabe? Ver crianças com fome (isso já me chocava!) me dá uma tristeza sem fim. Saber de mortes de crianças me geram uma angústia enorme!
É... realmente... tudo mudou! Nada nada nada mais será como antes, começando pelo que tem aqui dentro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails