20 de maio de 2010

Checklist para escolha da creche

Então... fiz esse checklist na época que estava procurando a creche para a Júlia com base em pesquisas (claro!) e de preocupações e cuidados com ela que eu tinha em casa mesmo .. os itens estão ordenados mais ou menos por ordem de prioridade (mas lógico que alguns itens são preferenciais, nem todos são impeditivos, né? vai aí do bom senso e do bom e velho prós-e-contras).
O processo de procura durou mais ou menos 2 semanas e eu comecei a procurar, já considerando que ela começasse mais ou menos 2 semanas antes de eu voltar a trabalhar, para poder fazer a adaptação com calma, sem pressa, no tempo dela. (no final, a adaptação foi mais minha do que dela pra falar beeem a verdade e esse será o assunto do próximo post hehehehe).

******************************************************************************

Horário de saída/entrada (período de permanência)
* E.t.: tinha a necessidade que fosse mais de 8hs (no mínimo 10hs) pois preciso contabilizar o tempo no trânsito entre deixá-la e ir/voltar do trabalho.
* o horário para buscar considerando o horário de saída do meu trabalho

Localização (caminho do trabalho? perto de casa? perto do trabalho?)
*E.t.: inicialmente pensei em deixá-la numa creche perto do meu trabalho pensando que, se acontecer qualquer coisa, eu poderia chegar o mais rápido (devido a indisponibilidade do meu marido de sair do trabalho), mas avaliando melhor... pego muito trânsito pro trabalho (cerca de 1h a 1h30), ou seja... sem chance manter um bebê amarrado num bebê conforto por todo esse tempo: o resultado seria stress total e absoluto dela (choro choro choro berro berro berro) e meu. Com isso, mudei de idéia... e já comecei procurando perto de casa mesmo e foi A MELHOR COISA QUE EU FIZ.
* ser localizado no caminho do trabalho era preferencial por uma questão, claro, de economia de tempo.

Quantos bebês por berçarista (qual a formação)
 - 1 profissional para cada 3 bebês (* isso é lei!)
 - formação pedagógica? enfermagem? algum treinamento?

Reação dos bebês
 - muitos bebês chorando?
 - ocupados brincando?
 - sorrindo?

Como é a rotina?
 - horario das refeições, do sono, do banho, das atividades 
   *E.t.: já tinha pêgo o bizu com a minha cunhada (mãe de 2 quase-gêmeos) sobre a rotina de creche e, desde que tinha começado com as papinhas em casa já tinha acostumado ela na mesma rotina de sonecas, banhos e refeições que as creches costumam utilizar... acho que isso também ajudou na boa adaptação dela)
 - tem atividades pedagógicas? de estimulação? aulas de psicomotricidade? horário para tomar sol?
 - o que fazem na maior parte do tempo?

Espaço
 - local de refeição e higiene separados?
 - local de descanso e higiene separados?
 - local de descanso e atividades separados?
 - berço individual?

Higiene
 - dos trocadores
 - do local das refeições
 - do local de banho
 - das berçaristas
 - dos brinquedos (limpos?)

Segurança
 - tem acesso a escadas?
 - janelas
 - berço (grades estreitas? colchão baixo?)
 - do local da banheira (fixa?; se alto, tem segurança?)
 - do solarium
 - quinas e tomadas
 - material perigoso no ambiente das atividades?

Tem pediatra?

Como é a dieta? Posso interferir no cardápio?

Comportamental
 - se chorar querendo colo, qual o procedimento?
 - se sentir sono, dorme ou só dormem todos juntos?

Como é a adaptacao
 - quantos dias?
 - quantas hs/dia?
 - fico junto? *E.t.: então... esse ponto é controverso, algumas creches faziam comigo junto, outras diziam que não adiantava ficar com a mãe junto e que se fosse assim não seria adaptação. Confesso que eu preferia mil vezes ficar junto-grudada-colada, mas a diretora da creche que eu escolhi me convenceu que seria melhor não ficar junto, mas por perto. Como a adaptação lá era bem gradual (tipo 1 horinha no primeiro dia, 2 horinhas no segundo dia e ia indo aumentando o tempo gradualmente conforme as reações dela e eu sempre ali perto caso houvesse alguma reação muito negativa por parte dela), então corcordei e foi bem tranquilo (para ela, porque foi mesmo mais difícil pra mim)

O que levar todos os dias e o que deixar lá?

Minhas percepções gerais (o que diz meu coração):
 - Consegui visitar sem agendar antes? 
   *E.t: sim, porque de surpresa é mais confiável, né não?
 - Senti confiança?
 - Me senti bem? Imagino ela brincando ali?
 - Sinto que vai ser tão bem cuidada quanto em casa? (na medida do possível)

Monitoração online????
*E.t.: bem, esse item nem estava inicialmente no meu checklist, mas uma das creches que eu visitei tinha esse "plus-a-mais".. na hora fiquei encantada com o recurso... imagina só que maravilha??? Poder estar todo o tempo vendo o que ela está fazendo, vendo ela dormindo, ela brincando... ? O tempo todo? Vendo ela dormindo (e se não estivesse conseguindo dormir e não estando lá para niná-la?). Vendo ela brincando (e se estivesse chorando)? Vendo tudo? O tempo todo? Não não... obrigada! Das duas, uma: ou seria demitida ou internada (não-necessariamente-nessa-mesma-ordem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails