O processo de procura durou mais ou menos 2 semanas e eu comecei a procurar, já considerando que ela começasse mais ou menos 2 semanas antes de eu voltar a trabalhar, para poder fazer a adaptação com calma, sem pressa, no tempo dela. (no final, a adaptação foi mais minha do que dela pra falar beeem a verdade e esse será o assunto do próximo post hehehehe).
******************************************************************************
Horário de saída/entrada (período de permanência)
* E.t.: tinha a necessidade que fosse mais de 8hs (no mínimo 10hs) pois preciso contabilizar o tempo no trânsito entre deixá-la e ir/voltar do trabalho.
* o horário para buscar considerando o horário de saída do meu trabalho
Localização (caminho do trabalho? perto de casa? perto do trabalho?)
*E.t.: inicialmente pensei em deixá-la numa creche perto do meu trabalho pensando que, se acontecer qualquer coisa, eu poderia chegar o mais rápido (devido a indisponibilidade do meu marido de sair do trabalho), mas avaliando melhor... pego muito trânsito pro trabalho (cerca de 1h a 1h30), ou seja... sem chance manter um bebê amarrado num bebê conforto por todo esse tempo: o resultado seria stress total e absoluto dela (choro choro choro berro berro berro) e meu. Com isso, mudei de idéia... e já comecei procurando perto de casa mesmo e foi A MELHOR COISA QUE EU FIZ.
* ser localizado no caminho do trabalho era preferencial por uma questão, claro, de economia de tempo.
Quantos bebês por berçarista (qual a formação)
- 1 profissional para cada 3 bebês (* isso é lei!)
- formação pedagógica? enfermagem? algum treinamento?
Reação dos bebês
- muitos bebês chorando?
- ocupados brincando?
- sorrindo?
Como é a rotina?
- horario das refeições, do sono, do banho, das atividades
*E.t.: já tinha pêgo o bizu com a minha cunhada (mãe de 2 quase-gêmeos) sobre a rotina de creche e, desde que tinha começado com as papinhas em casa já tinha acostumado ela na mesma rotina de sonecas, banhos e refeições que as creches costumam utilizar... acho que isso também ajudou na boa adaptação dela)
*E.t.: já tinha pêgo o bizu com a minha cunhada (mãe de 2 quase-gêmeos) sobre a rotina de creche e, desde que tinha começado com as papinhas em casa já tinha acostumado ela na mesma rotina de sonecas, banhos e refeições que as creches costumam utilizar... acho que isso também ajudou na boa adaptação dela)
- tem atividades pedagógicas? de estimulação? aulas de psicomotricidade? horário para tomar sol?
- o que fazem na maior parte do tempo?
Espaço
- local de refeição e higiene separados?
- local de descanso e higiene separados?
- local de descanso e atividades separados?
- berço individual?
Higiene
- dos trocadores
- do local das refeições
- do local de banho
- das berçaristas
- dos brinquedos (limpos?)
Segurança
- tem acesso a escadas?
- janelas
- berço (grades estreitas? colchão baixo?)
- do local da banheira (fixa?; se alto, tem segurança?)
- do solarium
- quinas e tomadas
- material perigoso no ambiente das atividades?
Tem pediatra?
Como é a dieta? Posso interferir no cardápio?
Comportamental
- se chorar querendo colo, qual o procedimento?
- se sentir sono, dorme ou só dormem todos juntos?
Como é a adaptacao
- quantos dias?
- quantas hs/dia?
- fico junto? *E.t.: então... esse ponto é controverso, algumas creches faziam comigo junto, outras diziam que não adiantava ficar com a mãe junto e que se fosse assim não seria adaptação. Confesso que eu preferia mil vezes ficar junto-grudada-colada, mas a diretora da creche que eu escolhi me convenceu que seria melhor não ficar junto, mas por perto. Como a adaptação lá era bem gradual (tipo 1 horinha no primeiro dia, 2 horinhas no segundo dia e ia indo aumentando o tempo gradualmente conforme as reações dela e eu sempre ali perto caso houvesse alguma reação muito negativa por parte dela), então corcordei e foi bem tranquilo (para ela, porque foi mesmo mais difícil pra mim)
O que levar todos os dias e o que deixar lá?
Minhas percepções gerais (o que diz meu coração):
- Consegui visitar sem agendar antes?
*E.t: sim, porque de surpresa é mais confiável, né não?
- Senti confiança?
- Me senti bem? Imagino ela brincando ali?
- Sinto que vai ser tão bem cuidada quanto em casa? (na medida do possível)
Monitoração online????
*E.t.: bem, esse item nem estava inicialmente no meu checklist, mas uma das creches que eu visitei tinha esse "plus-a-mais".. na hora fiquei encantada com o recurso... imagina só que maravilha??? Poder estar todo o tempo vendo o que ela está fazendo, vendo ela dormindo, ela brincando... ? O tempo todo? Vendo ela dormindo (e se não estivesse conseguindo dormir e não estando lá para niná-la?). Vendo ela brincando (e se estivesse chorando)? Vendo tudo? O tempo todo? Não não... obrigada! Das duas, uma: ou seria demitida ou internada (não-necessariamente-nessa-mesma-ordem!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário