20 de maio de 2010

Escola é escolha!

Neste último sábado, fui a mais uma reunião de pais na creche da Julia, receber a 1ª avaliação trimestral desse ano. Tudo ok... nenhuma nota vermelha, nenhuma advertência - aluna nota 10!!!!
Brincadeirinha, claro.... as avaliações são qualitativas, mas super legais pois dão um retorno sobre como ela evoluiu nesse último período com relação a aspectos socio-afetivos, psicomotor, de vida prática, linguagem.

Bom... nessa última reunião eles fizeram uma apresentação de como funciona o método montessoriano, daí o assunto desse post.

Confesso que, quando fui procurar uma creche pra Júlia, não me preocupei muito com o método não... minha preocupação era mais com o espaço e a rotina da creche (além, é claro, das questões logísticas como horários, facilidade de acesso, se no caminho do trabalho, e o preço também né?). Enfim, fiz então um checklist com os aspectos que eu avaliaria em cada creche e saí em busca. Visitei umas 5 ou 6 e ao chegar na Aldeia (a creche escolhida), o que me chamou atenção foi mesmo o espaço que era excelente, os itens prioritários do meu checklist foram contemplados e as questões logísticas também foram atendidas... ou seja, havia encontrado a creche perfeita para as minhas necessidades (além de um item importantíssimo: tanto eu quanto meu marido, os 2, gostamos da creche... só por isso já era motivo para ser a escolhida... sempre eu gostava de uma coisa mas ele nao gostava de outra, enfim... contradições normais de marido-mulher que têm opiniões próprias) e o fato dela seguir o método montessoriano foi sorte... pura sorte ou a mãozinha do anjinho da guarda da Julia (ou será que atendia a todos os itens justamente por isso? tostines-rende-mais-porque-é-fresquinho-ou-é-fresquinho-porque-rende-mais?).

Enfim... a verdade é que nem sequer sabia da existência desse método, muito menos como funcionava. Durante a visita a diretora explicou por alto e me deu umas referências de pesquisa, mas um ponto específico me assustou um pouco: as crianças não eram agrupadas por faixa etária como no método tradicional de ensino... crianças mais velhas ficavam junto com crianças mais novas (claro que não muito mais velhas). Aí meu alerta vermelho de mãe acendeu: "ah, mas aí os maiores vão acabar machucando minha bebezinha". Pronto! Nada pode ser perfeito, pensei.

Conversando com meu marido ele me alertou que isso podia ser bom porque as crianças mais novas acabam aprendendo com as mais velhas e aí, claro que fui pesquisar tudo sobre o método e vi que essa era mesmo a intenção. Também devo confessar que tudo que eu li sempre esbarrava na questão dos mais velhos junto com os mais novos e nada me deixava confortável com o fato de pensar num marmanjinho ou marmanjinha enfiando a mão na minha pequena tão indefesa. O Anderson ainda me zoava dizendo que no dia que a Julia chegasse mordida em casa, eu ia na creche fazer um escândalo, mas no dia que eu fosse chamada dizendo que ela tinha mordido um amiguinho eu era capaz de achar liiiiiindo.... ah, vai! não é bem assim, né? (talvez só um pouquinho)

Mas... pesando os prós e o (único) contra (e uma ressabiadinha relacionada a forma de adaptação), defini por ela mesmo (mas ainda focando no meu checklist e nao no método de ensino).

Hoje a Julia já está na creche há quase 1 ano e durante esse período eu li bastante sobre o método e simplesmente me apaixonei pela filosofia... a questão do estímulo da independência, da iniciativa própria, da livre escolha, do "se virar sozinho" ao mesmo tempo que incentiva a preocupação com o amigo e com o mundo no sentido humanitário mesmo valem qualquer arranhão, mordida, empurrão (calma, calma, o fato é que nunca aconteceu nada nesse sentido não e o que vier a ocorrer é fase mesmo, que a gente já passou e sabe que toda criança passa e não no sentido de agressão). Sei que ela está apenas começando um caminho longo de aprendizagem e desenvolvimento, mas tenho a sensação de que minha filha está realmente sendo orientada para a vida, a vida real, prática e não a expositiva.

Não estou aqui para dizer qual método é melhor ou pior, até porque não sou profunda entendedora de nenhum método de ensino específico, minha intenção com esse post é apenas expor meu sentimento com relação a esse método que eu simplesmente desconhecia.

Ah... e quer saber?! Não é que semana passada mesmo ela me chegou com um arquinho de dentes muito bem desenhado na maozinha? Uma senhora mordida... verdadeira obra de arte! E olha que eu nem me esquentei! Realmente encarei com naturalidade (nenhum escandalo na creche), é aquela história mesmo do faz-parte!

Abaixo estou transcrevendo alguns trechos sobre o método que reuni em minhas pesquisas. Coloquei também algumas das citações que mais gosto de Maria Montessori (a criadora do método). Não anotei todas as fontes, mas as principais foram
http://www.omb.org.br/
http://www.aldeiamontessori.com.br/



"O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
...consiste em harmonizar a interação de forças corporais epirituais, corpo, inteligência e vontade ...
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade."


"A pedagogia montessoriana está fundamentada no respeito às necessidades da criança, enfatizando a liberdade de escolha e o respeito ao outro e ao mundo que o cerca. Valoriza o aprender fazendo, permitindo que a criança entre em contato com materiais e situações que vão instigar a sua curiosidade e o desejo de aprender, acionando todos os sentidos para a descoberta do mundo e de si mesmas."


"Para Montessori, o ensino deve ser ativo. A criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado. A pedagogia montessoriana enfatiza a concentração individual por meio da manipulação de objetos. Na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as tarefas a serem cumpridas. O professor é um "guia" que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança. "

Montessori e as quatro estações do desenvolvimento


Nascimento a 3 – 6 anos
Ajuda-me a fazer por mim (Educação Infantil)

6 a 9 - 12 anos
Ajuda-me a pensar por mim
(Ensino Fundamental)

12 a 15 - 18 anos
Ajuda-me a pensar com você
(caracteriza a adolescência)

18 – adulto
Ajuda-me a pensar por você
(êxito humano - solidariedade - ante-câmera da Paz)


Doze pontos do Método Montessori

  1. Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Friedrich Froebel.
  2. Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
  3. Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
  4. Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
  5. Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
  6. Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
  7. Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
  8. Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
  9. Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
  10. Não necessita desenvolver o espírito de competição e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
  11. Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
  12. O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.

 
      "Tudo começa com o afeto"

    “...a criança se constrói a si mesma, há um mestre dentro dela...”
    “O homem é tanto mais livre quanto maior sua capacidade de optar pelas coisas que lhe fazem bem”

    “Nenhuma criança se perturba pelo que o outro consegue; pelo contrário, o triunfo de um, causa admiração por parte dos outros e, freqüentemente, se imita o bem sucedido com muito boa vontade."

    “O homem nasce quando sua alma se sente a si própria, se fixa, se orienta, escolhe...”
     (Maria Montessori)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails