15 de setembro de 2011

What's in ... my ScrapCanto

Esse post é para os que gostam de Scrap. Aliás... de tão longo, só quem gosta mesmo é que vai ter saco para ver fotos de materiais de scrap e dicas do tipo como-guardar e etc....

Enfim... já que escrevi sobre o por quê amo scrapbooking, resolvi fazer um post sobre o meu refúgio, o meu canto...

Além do quê... algumas amigas que sabem sobre o meu scrap, sempre me cobravam fotos ... mas o scrapcanto estava sempre bagunçado com tudo espalhado pela mesa e não dava pra fazer feio aqui né?

Daí que há pouco tempo tive um período de 5S na vida (sim isso mesmo, NA VIDA) e, pra fazer a parte emocional do 5S, o scrap era fundamental, então tive que organizar o meu canto do scrap e, claro que logo fotografei pois sabia que no primeiro projeto tudo viraria aquela conhecida bagunça de novo, #fato, e só por isso está sendo possível compartilhá-lo com vocês.


Mas para não colocar as fotos simplesmente por colocar, aderi a nova onda  "what's in..." da net e vou aproveitar para mostrar também alguns dos bizus que funcionam comigo e daí, quem sabe, alguém acha viável aproveitar algumas das dicas.

Confesso que, de quebra, esse post acabou servindo para mim como um certo inventário do meu material...#adoro!

Bem... acabou que ficou uma mistura de Extreme Makeover & What's in...

Então... comecemos pelo tradicional  "antes e depois"


Ainda tenho algumas idéias tipo um quadrinho de scrap escrito MEU SCRAPCANTO...
e depois que tirei essas fotos também comprei um poster legal para colocar ... depois tiro foto e coloco pra verem.

Foi ou não foi uma Extreme Makeover?!?!?!

Agora... a idéia é descrever tudo com algumas diquinhas que funcionaram comigo... então... segue a parte do...

What's in ... my ScrapCanto:

Procuro refletir no meu Scrapcanto tudo que eu amo... que me inspira... que me retrate....além, claro, de guardar os meus materiais da forma mais organizada e acessível possível (pelo menos eu tento), para facilitar o meu processo criativo, já que tempo mesmo eu tenho bem pouco (infelizmente... se eu pudesse passava dias sentadinha no meu cantinho só recortando e colando).
Agora que consegui organizar tudinho... a idéia é manter....

Começemos pela Área de Trabalho:

Área de Trabalho
O bizu da área de trabalho é a Pasta do Projeto Atual. 
Quando vou começar um projeto eu busco em todo o meu material tudo que tenha haver com as fotos que vou usar (tudo começa pela foto)... Então, coloco o que escolhi dentro dessa pasta para ir usando conforme vou fazendo o trabalho.
Isso porque eu nunca termino um projeto numa só "sentada".... rs.

Prateleira



Material Básico
O destaque, é claro, é minha maleta de joaninha (minha outra paixão, aliás, não sei se amo bolinhas porque amo joaninhas, ou se amo joaninhas porque amo bolinhas...) com tesouras de todo tipo pois quem faz scrap sabe que a gente vira expert em tesouras... é uma tesoura pra papel de scrap, outra para tecido e fitas, outra para adesivos, outra para papéis normais, sem contar as decorativas... enfim...

Além disso, na prateleira tem 2 itens que #amomuito: meu conjuntinho de bolinhas (não sei se já falei pra vocês o quanto eu amo bolinhas... ) com tesoura, grampeador, tira grampo e calculadora; e minha vaquinha que é um mini-aspiradorzinho para as migalhas de papel que sempre ficam na mesa.



Mesa Lateral

















Na parte lateral da mesa fica minha caixa de fotos, minha maletinha onde guardo as memorabílias e minhas amadas revistas de scrap. Leio 3: Creating Keepsakes; Scrapbooks Etc e, das nacionais, eu gosto muito do Guia do Scrapbooking & Cia. São minhas referências e é como fico atualizada com novas técnicas e ferramentas (a #queseacha profissional né?)
Além disso, o espacinho que sobra ainda me serve de apoio durante o trabalho  para colocar furadores, carimbos e carimbeiras ou outras ferramentas que estiver usando no momento.

Embaixo da Mesa
E Scrapcanto que é canto mesmo não pode abrir mão do espaço embaixo da mesa... hehehe... e o meu é bastante aproveitado, eu diria... 


Agora vamos para o Gaveteiro onde organizo (ou tento organizar) os materiais.




Nem dá pra acreditar que cabe tudo nesse espaçinho aí né? Pois cabe... meio amontoado, confesso, mas da forma mais organizada que eu consigo manter... principalmente considerando o pouquíssimo espaço que disponho.
Para tanto, caixas organizadoras são o que há em termos de organização (isso vocês, claro, já devem ter reparado. Ai de mim sem elas)

Vou mostrá-las e vocês verão a mão na roda que são. 

Essas com divisórias me servem muito bem para guardar todos os enfeitinhos que a gente adora.

Embellishs
Para os enfeites maiores, eu uso as sem divisórias mesmo. E tenho uma que eu guardo especificamente coisas relacionadas a fotos (principalmente cantoneiras) e fechos. Uso muito esses fechos em envelopinhos que coloco nas páginas para guardar textos mais íntimos e que não devem (ou não deveriam) ser lidos por qualquer um que estivesse folheado o álbum.

Mais Embellishs 

Acho que todo mundo que faz Scrap tem uma ferramenta com a qual gosta mais de trabalhar, que usa em toda página que faz.. Então.. no meu caso... são os Carimbos (#adoro). Claro que não dá pra usar em todas as páginas (até porque meu acervo é bem modesto), mas se tenho oportunidade de usar... não deixo passar.


Tenho uma caixa para os carimbos e outra para as carimbeiras e, para facilitar na hora de achar um carimbo que combine com o meu projeto, criei um esquema de catalogá-las em um fichário (adaptei uma idéia que vi na net onde algumas scrappers guardavam os próprios carimbos clear em fichários). Funciona assim: sempre que compro um carimbo, primeira coisa eu carimbo numa folha em branco e coloco no fichário. Daí quando começo um projeto, vou lá no fichário e vejo se tem algum carimbo que me atende e só então vou caçá-lo na caixa. Melhor do que sempre entornar todos os carimbos e depois ver que não tem nenhum que sirva.

Fichário aberto

Categorizei os fichários por tipo de carimbo: os de madeira, os de acrílico e os clear. Mais uma facilidade na hora de encontrar o que eu escolhi dentro da caixa. 

Categorização por tipos de carimbo

Gosto também de usar fitas nos projetos principalmente para fazer bordas e molduras (e agora, no Natal e em aniversários,  nenhuma fita de presente me escapa). Guardo as comuns nessa caixa, mas as que são mais elaboradas como: rendas, sianinhas, fitas temáticas etc, guardo na caixa de joaninhas (já falei o quanto gosto de joaninhas? ou será de bolinhas?) lá na prateleira (já vista acima).


 
Costura também é uma técnica que muitas usam... Confesso que usei muito poucas vezes e só mesmo com a ajuda dos gabaritos.



Tintas eu ainda estou me aventurando também.... mas gostei. Já usei mais os relevos e alguma coisa em tinta spray e stencils... vou tentar me dedicar mais a essa técnica. 
Aqui uma dica legal para quando for trabalhar com tinta spray é usar aquelas caixas de papelão onde vêm as folhas de scrap (principalmente quando a gente compra pela internet) para evitar espirrar tinta pela parede toda. Funciona assim: você coloca a folha a ser pintada dentro da caixa e usa a tampa da caixa aberta como proteção para o spray não espirrar tinta na parede em frente.  Vi isso numa feira de scrap e achei genial. 
Já a tinta que espirra na sua direção é bem pouca e cá entre nós... quem é que trabalha com tinta sem um aventalzinho? 
Daí resolve-se a sujeira e também aquela preguicinha que ás vezes dá de usar tinta só pensando na sujeirada depois... rs... 



E como a alma do Scrap são os registros que escrevemos,  as canetas não podem faltar. Eu, particularmente, gosto de escrever a mão mesmo, principalmente quando são textos com minhas próprias palavras (a maioria). Acho que fica mais pessoal, embora algumas vezes tenha impresso alguns versos em transparências que fica bom também..
A escolha da caneta é importante também pois, se você não quer que a tinta borre, fique clara ou desapareça com o tempo (já que a intenção é que essas tão ricas memórias perpetuem por vários e vários anos) tem um lance de usar canetas com tintas acid-free. Pesquisando na net, vi indicações da Stabilo e  é essa que uso e em vááaarias cores... rs. 
Tenho também um outro estojinho que guardo coisitas para fazer scrap to-go (tipo em feiras) com: caneta, cola de scrap, minha tesoura "da abelhinha",  estilete, uma pinça, um agulhão, fita banana e fita dupla-face (o básico do básico). 
 

estojos
 
No gaveteiro tem uma gavetinha aramada que é onde coloco meu material de apoio.

materiais de apoio

Viu só... cabe tudiiiinho com a ajuda das santas caixas organizadoras... Mas ainda tem as gavetas...



Na primeira gaveta eu guardo os chipboards e pastas com adesivos, bordas, alfabetos etc... 
Com exceção dos alfabetos (essenciais para os títulos), devo dizer que adesivos e essas bordas adesivas eu quase não uso... Difícil encaixar nos projetos. Mas quando comecei a me apaixonar por essa arte, todo adesivo de scrap que eu via eu achava lindo de morrer e queria todos para mim... resultado: um monte de adesivos que eu não consigo usar. 
Para aumentar as chances de usá-los, criei um esquema de guardá-los por temas em pastas tipo envelope (alguns temas são até LO que eu sei que vou fazer), assim, quem sabe não dá para encaixar alguma coisa? Pego todos os envelopes e guardo numa pasta ziper super prática.

Alfabetos, bordas e adesivos com palavras, eu guardo numa pasta com divisórias. Os adesivos que eu consigo encaixar num tema, vão para os envelopes específicos e tem uma outra pasta onde guardo papéizinhos legais (normalmente catados de etiquetas de roupas ou algo do tipo) que são bons para usar como tapetinhos de fotos.

As pastas

Pasta com divisória

Pasta zíper com as pastas-envelope dentro

Na segunda gaveta estão meus furadores e outras ferramentas como: colocador de ilhoses, cortador circular, rotulador (o Dimo - muito útil para fazer os títulos, já que alfabetos são sempre muito caros), etc.
No início eu não gostava de furadores, mas depois que comecei a decorar as festas de aniversário de Pissuca, esses furadores (e fitas) se tornaram itens curinga.
Ficava tudo jogado na gaveta, mas aí resolvi pelo menos colocar numa cestinha os furadores menores, assim ficava mais fácil de achar. Aliás, já penso num esquema parecido com o que faço para os carimbos, para fazer com os furadores também... 



 
Todo Scrapcanto que se preze tem que ter o lado inspiração destacado. E eu, como já disse, gostaria que o meu refletisse o que gosto e o que me inspira. 

Daí, os Nichos... mas que não escaparam de guardar alguns materiais mais especiais também.


 


Quem faz Scrap sabe que tudo é sempre muito caro... então... em tempos de sustentabilidade... tudo que posso aproveitar eu guardo como tesouros e acabam sendo os diferenciais de muitos projetos. 
E quem tem bebês em casa, têm uma mina de tesouro nas mãos ... por isso... sim... eu tiro etiquetinhas fofas de roupas de Pissuca e guardo adereços de cabelo que se quebram. 



As maletas da Brenda Walton tem recortes, alfabetos e coisinhas mimosas, sem contar que as maletas em si são um charme (tá bom... confesso que só comprei pelas maletas) #amo.

Nesse nicho tem um cantinho muito especial para mim, meu cantinho espiritual, com meu altarzinho reunindo os santos que protegem a mim e aos que amo.

 



O outro nicho é mais pro meu lado mãe (inspiração principal de tudo que faço)





As caixinhas de som pro meu Ipod eu #amomuito



O cantinho inspiração Pissuca ... ali atrás, acreditem, é o primeiro trabalhinho de colagem dela (seu primeiro trabalhinho de scrap? ôh #maequeforça)... hoje já está emoldurado mas continua aí atrás da bonequinha que é a cara dela!!! rs...


*************************

Então é isso... ufa heim?!

Como agora Scrapbooking não é mais "persona non grata" neste blog maternístico (como já justifiquei em post anterior...), sempre que tiver alguma evolução do scrapcanto ou outras diquinhas de scrap, compartilho por aqui...




2 comentários:

  1. Adorei seu scrapcanto!!!!!
    Tô reformando meu apt e vou usar algumas das suas dicas para aprimorar minha organização... Quando ele estiver pronto te mostro!
    Bjos e qndo vier em BSB aparece...

    ResponderExcluir
  2. Depois quero ver o seu scrapcanto no seu blog heim?! Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails