29 de abril de 2011

Ele veeeio!


Adoro incentivar a imaginação da Pissuca. Na verdade, a fantasia é a melhor coisa de ser criança. Depois que a gente cresce, a realidade nos consome. Então... bora aproveitar né? Adoro brincar com ela criando estorinhas com os bonecos, sempre tenho um enredo por trás de respostas a perguntas que ela não entenderia se fosse dita a verdade (aquela nua-e-crua).

E ela viaja... é igual a mãe!
Em um minuto é bailarina, no outro é princesa (antes era a Cinderela, agora é a tal da Aurora da novela da seis. oi?), no minuto seguinte é o super-homem (ãh? pois é... o pai de um dos amiguinhos dela costuma dizer: "por 1 minuto, Julinha não nasce menino".. e aí ela me vem com essa! enfim...)...

Bem, mas heim... voltando ao assunto... então... a Páscoa é terra fértil para criar fantasias (só não barra o Natal). E no nosso caso, tem uma vantagem enorme: Pissuca não tem medo do Coelhinho da Páscoa (o mesmo não posso falar do Papai Noel). Alguns radicais consideram essas épocas como pretexto consumista, eu prefiro considerar como oportunidades para dar asas a imaginação, voar na fantasia e nos divertir horrores. E de quebra, cá estamos nós criando mais uma tradição (já escrevi como gosto de cultivar tradições, né?)

Quase um mês antes o Coelhinho da Páscoa já era assunto e abstendo-me do comentário balde-de-água-fria (ic ic!) de uns dias antes, lá fui eu alimentar o imaginário de Pissuca para criar a fantasia da Páscoa.

A estória foi a seguinte (no fim dou uns bizus):

Na noite anterior, Pissuca coloca uma cenoura na janela (afinal, o bichinho merece um agrado já que virá trazendo vários ovinhos de chocolate). E ficou a dúvida:


SERÁ QUE O COELHINHO VAI VIR?



Na manhã do domingo de Páscoa lá estava a cenourinha, toda mordida pelo coelhinho que deixou a marca de suas patinhas. A cara de Pissuca vendo a cenoura mordida e as patinhas do coelhinho, definitivamente #naotempreco.




E o coelhinho veio nos visitar 2 vezes (de manhã na casa de uma vovó e a tarde, depois da soneca, na casa da outra vovó)

Aí fomos todos à caça. E lá vai Pissuca e sua cestinha procurar as patinhas pela casa que indicavam o lugar onde o coelhinho tinha deixado os ovinhos.


Cestinha improvisada com a aste da orquídea da Bisa (concepção de mamãe, execução de papai)


Atrás da cortina: é clássico, aliás ficou clara a preferência do Coelhinho em deixar os ovinhos atrás de móveis, portas e plantas.





Depois, a farra maior não é nem comer o chocolate, mas descobrir os presentinhos dentro. E ainda dá para esticar mais um pouquinho a diversão pintando carinhas de coelhinho.




Por último, Pissuca foi ajudar mamãe a limpar a sujeira que o Coelhinho deixou.

- Vamos falar pro Coelhinho da próxima vez limpar o pé antes de entrar né, Pissuca?

- É mamãe. O Coelhinho fez sujeira. Ai-Ai-Ai!


Hora dos bizus:

Para fazer as patinhas: usei maizena para as patinhas brancas e café para as patinhas pretas. E como nada nunca sai exatamente como o planejado, esse negócio de molhar o dedo no pó e fazer como um carimbo não funcionou na cerâmica (talvez por causa do uso de cera, não sei). Daí o que fiz foi colocar montinhos para cada parte da patinha tentando montar o desenho. Para a próxima visita do coelhinho preciso melhorar isso... deu pra perceber a gambiarra né? Ficou trash, eu sei!

Para evitar desarranjos e continuar garantindo muita diversão, o Coelhinho pode trazer menos ovinhos e no lugar, deixar alguns mimos: brinquedinhos ou algo especial.
No caso de Pissuca foram miniaturas (baratinhas) de personagens do Toy Story e um palhacinho, cujo objetivo já contei aqui. Tá certo que não adiantou muito porque 2 visitas não tem como não render chocolate até a Páscoa do ano que vem! E falando em mimos, na hora de comprar os ovos o foco é: qual é o brinde que vem dentro?




Claro que a gente sabe que o significado da Páscoa é muito maior.... e lógico que quando chegar a hora vamos contar toda a história e a importância espiritual desse período. Mas, por hora, prefiro mantê-la no mundo maravilhoso da fantasia e a recompensa é isso aí ó:  tem coisa melhor?

 E mamãe aqui já está fervilhando as idéias para a Páscoa do ano que vem!

2 comentários:

  1. Essas brincadeira com nossos filhos não tem preço. É muito divertido.

    Parabéns pela paciência e imaginação.

    Bjs

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  2. Ih Elaina, nem preciso de muita paciência ... a mamãe aqui a-do-ra muito tudo isso! rs..
    Obrigada por comentar...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails